Emma Watson: a aniversariante mais feminista que você respeita

Emma Watson
Créditos: Divulgação

Emma Watson, mais conhecida como Hermione Granger (ou simplesmente Mione, pelos mas próximos à franquia Harry Potter), faz 27 anos e leva as redes sociais à uma explosão de congratulações pela sua data, fazendo com que a hashtag #HappyBirthdayEmmaWatson apareça entre os vinte assuntos mais comentados no Twitter.

Mas, por que será que essa talentosa jovem que acaba de fazer aniversário movimentou tantos usuários, chegando a figurar no toptrending da rede social? Lógico que conta o carinho pela personagem interpretada na sequência de oito filmes, levando fãs a acompanharem-na desde pequenininha.

Ao viver a imperiosa, genial e tão cativante bruxa, que gerou a notória frase dita por Remus Lupin (personagem interpretado por David Thelis Wheeler) “das bruxas da sua idade, você é a mais inteligente”, Watson conquistou muitas pessoas mundo afora.

Fan service à parte, talvez essa citação em um contexto completamente diferente, mostre exatamente o porquê tantos amam Emma Watson, ou melhor: Emma Charlotte Duerre Watson. Que apesar de ser tão britânica quanto parece,  é de origem francesa.

Isso mesmo! Ela nasceu em Paris, no dia 15 de abril de 1990.

Sua carreira em Hollywood decolou a partir do seu primeiro filme. Participou de diversos projetos e atuou em mais de dez longas-metragem de destaque (além da franquia Harry Potter). Entre os filmes que estrelou, estão Noé (2014), A Colônia (2015), Bling Ring: a Gang de Hollywood (2013), As Vantagens de Ser Invisível (2015) e, o mais recente, live-action de A Bela e a Fera (2017).

Mas, para conciliar sua vida fora das telonas, Emma Watson decidiu dar um tempo das gravações, conforme revelou em entrevista para a revista Paper. “Eu vou tirar um ano de folga […] As vezes, eu sinto que sofro para manter minha cabeça no lugar. […] Minhas visões pessoais e opiniões ainda precisam ser definidas. Meu projeto pessoal é ler, pelo menos, um livro por semana. Estou estudando muito por conta própria”, contou na ocasião.

E, não apenas pela sua data, mas provavelmente a Emma fora das telas seja o motivo de todo o carinho e respeito que fizeram com que seu nome fosse etiqueta de uma hashtag.

Emma Watson é uma voz poder para o feminismo no mundo. Ela é responsável pela campanha #HeForShe, que defende a liberdade e a equidade entre os gêneros. Ela foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulher e sua imagem e ativismo faz mais pela representatividade e empoderamento do que muitos podem pensar.

Esse foi um dos motivos que a fizeram pensar em se afastar por um tempo do cinema. Emma pretene aprender mais sobre o feminismo e poder ser um norte para muitas mulheres que não tem voz no mundo. “Eu pensei em fazer um curso, mas percebi que estou aprendendo tanto nos compromissos, apenas conversando com as pessoas e lendo. Eu realmente quero manter essa jornada. Não apenas ler, também escutar muito”, afirmou.

Então, para homenagear o dia dessa representante do poder da mulher, aqui vão 4 curiosidades sobre Emma Watson:

1 – Ela prefere redes pessoais a redes sociais

Apesar de ter perfis ativos em todas as redes sociais, Emma Watson não é muito fã de viver conectada o tempo todo. Aliás, ela é bem cautelosa quando se trata de suas publicações e critica pessoas que vivem 100% do tempo online. Ela acredita que a juventude moderna se perde no vazio do universo virtual e deixam de ter experiências reais que são preciosas.

2 – Polivalência e multifunções

Se você acha que a jovem só vive de atuações em cinemas, se enganou! Ela participa de em editoriais de moda e campanhas, é modelo e garota-propaganda. Ainda mais: é ativista pelo feminismo, colabora voluntariamente para uma grife de roupas sustentáveis voltadas ao público jovem entre outros diversos projetos.

3 – “10 Pontos para a Grifinória!”

Emma Watson não deixou de estudar e se formou em Literatura Inglesa pela Brown University, nos EUA, e frequentou a maioria das aulas ao lado de estudantes da instituição. Em dado momento, quando acertava alguma questão levantada pelo professor, sua turma em uníssono citava “10 Pontos para a Grifinória!”, uma referência clara ao personagem que marcou a vida da jovem.

4 – Voz ativa pelo feminismo no mundo

Ela já participou de campanhas, palestras e é defensora do movimento feminista. Foi de Emma a idealização do #HeForShe e não à toa hoje ela é embaixadora da boa vontade da Onu Mulher. Abaixo, o vídeo com o discurso que vale a pena conferir:

 

Veja algumas mensagens de parabéns que a jovem recebeu em seu dia:

Quem é trouxa agora, não é mesmo?