Refúgio musical e culinário dá boas vindas aos estrangeiros

Crédito: Reprodução

Um refúgio gastronômico e musical “promove integração cultural em São Paulo na Fatiado Discos e Cervejas Especiais com a Ocupação Leila Khaled que abriga refugiados Sírios e Palestinos no bairro do Glicério, na cidade de São Paulo: o “Jantar dos Refugiados”.

Uma São Paulo de muitas línguas prova diversos sabores, seja nos costumes, cultura, nas ruas e principalmente na cozinha, quando unido a diversidade multicultural proporcionada pela entrada de imigrantes e pessoas em situação de refúgio, os temperos revelam a origem de cada pessoa, reconta sua história e cria uma cidade totalmente nova.

Com a crise mundial que faz com que uma imensa quantia de estrangeiros precisem pedir asilo no nosso país, aflora a possibilidade de pluralizar e aproximar o Brasil e todas as nações que aqui estão da maneira mais acolhedora possível. Assim surgiu o “Jantar dos Refugiados” cujo principal objetivo está na integração das diferentes culturas que hoje vivem em São Paulo.

A ideia iniciada em 2015 leva ao Fatiado Discos e Cervejas Especiais, música e gastronomia para dar as boas-vindas aos refugiados sírios, palestinos (e todos que quiserem ser acolhidos) e integra-los à sociedade.

A Rua Alfonso Bovero é o refúgio paulistano que mantém uma característica alternativa e atraente, LPs, cervejas artesanais, discotecagem e um clima caseiro.

A programação acontece durante toda a semana, mas o “Jantar dos Refugiados” rola nas terças-feiras, a partir das 18h. A parceria com a Ocupação Leila Khaled, que abriga refugiados sírios e palestinos no bairro do Glicério, da oportunidade aos estrangeiros a ingressarem no mercado de trabalho, apresentarem e mesclarem sua cultura. No cardápio, SAJ (esfirra grande), zattar e sanduíche de faláfel.

Durante o encontro, os visitantes podem degustar as cervejas, garimpar os discos e comer os pratos servidos, que agradam de veganos a carnívoros.

Na página que organiza o evento no Facebook, o “Jantar dos Refugiados” se ainda relembra que acabam por ser um referência gastronômica reconhecida no mundo: “somos um povo multicultural, historicamente recebemos pessoas de todos os cantos e isso ajudou a formar a identidade de nossa cidade. Entre outros ganhos, acabamos por nos tornar uma referência mundial na gastronomia. Sendo assim, venha dar as boas-vindas aos refugiados nesse jantar que visa o ingresso dos sírios e palestinos no mercado de trabalho e também a integração social”.

O quê: Jantar dos Refugiados
Quando: Todas as terças-feiras
Onde: Fatiado Discos e Cervejas Especiais
Local: Avenida Professor Alfonso Bovero, 382, São Paulo.
Horário: a partir das 18h.
Mais informações: Na página do evento no Facebook