Marcas apostam mais em roupas sem gênero para crianças

Crédito: Reprodução Instagram @__legleg__
Crédito: Reprodução Instagram @__legleg__

Todos sabem que roupas não têm gênero. Afinal, uma peça de roupa não tem nem vida, como poderia ter gênero? Mas mesmo assim ainda há pessoas que separam entre “roupas para meninos” e “roupas para meninas” e acabam julgando quem quer usar as peças sem se importar com o que os outros pensam.

Por isso, cada vez mais mães e pais têm decidido usar roupas em seus filhos que não se encaixam no padrão “para meninos” ou “para meninas”. Assim, pelo menos, eles tiram o estigma da criança de se identificar como garoto ou como garota e deixam ela se identificar apenas como pessoa, criança, que pode ter a liberdade de escolher o que vestir.

As roupas “sem gênero” que começaram a entrar no mercado eram, no começo, todas cinzas e sem um corte bacana. Mas as marcas começaram a entender que “sem gênero” não significa sem graça. E as crianças ganharam uma variedade de vestimentas para usarem que não são rosinha ou azul.

A empresa gaúcha Matiz foi uma das pioneiras nessas vestimentas infantis que dispensam os padrões de gênero. Não tem mais essa de “é menino ou menina?”. É uma pessoa. Que usa roupas amarelas, verdes, vermelhas, com estampa, sem estampa e pode até usar o azul e o rosa sem querer identificar seu gênero.

LEIA MAIS:
CASAL LANÇA ROUPAS LIVRES DE PADRÃO DE GÊNERO PARA BEBÊS

Além da Matiz, outras empresas também começaram a crescer no ramo, como as meias da Cantarola, ou as leggings do Roupa para Brincar e do LegLeg. Também tem a moda minimalista da Mini.mi estúdio.

Há cada vez uma variedade maior de roupas infantis que não caem na mesmice da feminilidade e da masculinidade. Que abrem mais portas e opções para que as crianças percebam que não precisam se encaixar em moldes de gênero.

Confira algumas lojas:

Matiz
Vestimentas sustentáveis de cores vivas para bebês.
http://matiz.me/

Cantarola

Meias para crianças sem padrões de gênero.
http://cantarola.com/

Roupa para Brincar
Leggings para todas as idades com estampas divertidas.
http://www.roupaparabrincar.com/

LegLeg
Calças justas e modernas para crianças de 0 a 6 anos.
Instagram: @__leglegl__

Mini.mi estúdio
Moda minimalista sem distinção de gênero para recém nascidos e crianças até 3 anos.
http://www.minimiestudio.com/

Luca & Jack
Roupas para mães e filhos inspiradas nas vestimentas indianas.
http://lucaandjack.com.br/