Moeda comemorativa dos EUA terá uma mulher negra

Crédito: Divulgação

A Casa da Moeda dos Estados Unidos, a United States Mint, completará 225 anos de existência em 2017. Por isso, estão lançando uma moeda comemorativa. E, pela primeira vez na história, essa moeda será estampada pelo rosto de uma mulher negra.

A mulher, vestida com uma coroa de estrelas e uma toga, representará a liberdade, que é um conceito muito importante para os Estados Unidos. Do mesmo lado, estarão os anos 1792 e 2017 e a frase “In God we trust” (“Em Deus nós confiamos”). A moeda é de ouro de 24k e, do outro lado dela, a “coroa”, será estampada a águia americana, mascote dos EUA, o lema do país “E Pluribus Unum” (“De muitos, um”) e o valor da moeda, US$ 100 (R$ 320,28).

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

“A moeda comemorativa de 2017 retrata a liberdade com uma mulher afro-americana”, explicou a US Mint. em comunicado à imprensa. “Ela foi criada para retratar a Liberdade alegórica em uma variedade de formas contemporâneas para refletir a diversidade cultural étnica dos Estados Unidos.” (tradução do HuffPost Brasil)

A Casa da Moeda dos Estados Unidos afirmou que anunciará mais sobre a moeda no dia 6 de abril e que a mulher negra é a primeira versão de uma moeda comemorativa com a Lady Liberty (Lady Liberdade) representada por uma minoria. Moedas futuras poderão apresentar a Lady Liberty como asiática, latina, nativo-americana e entre outras.