Luta pela sobrevivência da família é motivação de heroína da Marvel

Crédito: Divulgação

Uma personagem da vida real foi escolhida pela Marvel para ser protagonista da nova série de HQs. “Mayada Mom” foi criada em parceria com a ABC News e retrata uma mãe síria, que vive na cidade de Madaya, e luta contra fome e a violência sofrida por ela, seus familiares e outros habitantes em meio a um cenário caótico deixado pela guerra civil.

À ABC coube disponibilizar os relatos de uma moradora local, que foram publicados ao longo dos anos pelo veículo. Por sua vez, a Marvel criou todo o roteiro com base nessas narrativas. As ilustrações foram feitas por Dalibor Tajalic.

A ideia é que os quadrinhos sensibilizem a sociedade não por meio da guerra, mas pela real situação vivida pelas pessoas que ainda esperam por ajuda naquele país. A fome, por exemplo, matou 65 pessoas nos últimos 12 meses. Falta combustível e água. Um galão passou a custar R$ 90 dólares desde os últimos seis meses.

Em um trecho tirado da primeira edição da HQ, a mulher descreve o tormento diário que ela e a família são forçados a enfrentar. “Hoje, nossa única refeição foi arroz e sopa de feijão. Nossos corpos já não estão acostumados a comer. Meus filhos estão com fome, mas estão ficando doentes e com dores graves no estômago por causa da comida, porque seus corpos não são mais capazes de digerir e absorver a comida porque eles ficaram com fome por muito tempo.”

Na página da ABC é possível acompanhar, além da história, todo o processo criativo da personagem e saber mais sobre as referências que foram usadas pela Marvel.

Para acompanhar os quadrinhos, clique aqui.

Para saber mais, assista ao vídeo, em inglês.

 

Com informações da ABC News