Kbela é selecionado para Festival de Roterdã

Créditos: Alile Dara Onawale
Créditos: Alile Dara Onawale

Kbela e mais 14 títulos brasileiros estarão na programação do 46º Festival Internacional de Cinema de Roterdã (IFFR). O evento que ocorre entre os dias 25 de janeiro e 5 de fevereiro é dividido entre mostras competitivas e não competitivas. O filme dirigido por Yasmin Thayná, será exibido na mostra “Black Rebels”, que tem como foco cineastas da diáspora africana que debatem e enfrentam o racismo em suas obras.

Todos os anos, o Festival Internacional de Cinema de Roterdã examina temas relevantes da sociedade com filmes, debates, convidados especiais e programas paralelos. A mostra “Black Rebels” faz parte dessa seção que busca dialogar com temas atuais.  O cineasta norte americano Barry Jenkins, que recebeu no último domingo, dia 08, o Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama por Moonlight, participa da mesma mostra com uma masterclass.

Kbela traz um olhar sobre a experiência do racismo vivido cotidianamente por mulheres negras e mostra a descoberta de uma força ancestral que emerge de seus cabelos crespos transcendendo o embranquecimento. O roteiro do filme é baseado no conto da MC K_bela, que narra a história de uma menina negra, moradora da Baixada Fluminense, que passou por um processo de embranquecimento durante a sua vida e decidiu se libertar disso, deixando o cabelo natural crescer de novo, se livrando das interferências químicas.

O conto da MC K_bela foi publicado pela editora Aeroplano, e adaptado para o teatro. Em 2013 o conto passou a ganhar vida quando Yasmin convocou mulheres, que tivessem uma história parecida com a da Mc k_bela, para contar. Em três dias mais de 100 mulheres de todo o Brasil responderem à convocação. Deste grupo, sete mulheres, atrizes e não atrizes foram selecionadas. A narrativa do curta passa pela história dessas mulheres, não há uma atriz principal. O ponto em comum são os processos de embranquecimento e a relação com a própria identidade e cabelo crespo.

Veja o teaser do filme:

Veja a programação completa do Festival aqui. E acompanhe mais notícias de Kbela pela página no Facebook.