Bolsa Refugiado: Unisantos oferece mais de 20 cursos

Crédito: Reprodução/BBC

Não adianta apenas receber, tem que ser bem. Assim que nasce o Bolsa Refugiado, promovido pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), que abriu edital para os estrangeiros que procuraram o Brasil como porto seguro para terem acesso a três bolsas de estudo em cursos de mais de vinte cursos de graduação em diversas áreas.

As inscrições para a Bolsa Refugiado poderão ser realizadas presencialmente ou por e-mail. No entanto, os que optarem pela via eletrônica deverão realizar os envios à partir das 18h do dia 23 de janeiro, segunda-feira, até as 23h59 do dia 31/01/2017.

Todos os dados pessoais serão necessários (nome completo, data de nascimento, local e país de nascimento, país de origem e etc), além do número da Carteira Nacional de Estrangeiro (RNE). O candidato deverá fazer duas opções dentre os cursos ofertados.

Já as inscrições presenciais deverão ser realizadas nos dias 30 e 31 de janeiro, das 8h às 18h, no Setor de Relacionamento com o Ensino Médio, do Campus Dom Idílio José Soares, na Av. Conselheiro Nébias nº 300, em Santos-SP.

Melhor ainda: os candidatos às bolsas integrais estarão isentos de pagamento da taxa.

De qualquer forma, para confirmação da inscrição da Bolsa Refugiado, o candidato deverá comparecer ao Departamento de Atendimento Integrado – DAT (Campus Dom Idílio José Soares, Av. Conselheiro
Nébias, nº 300, Santos-SP), até o dia 02 de fevereiro para fazer a entrega da documentação solicitada no edital.

Desde comprovantes de estudos equivalentes ao Ensino Médio a atá mesmo o Documento expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados – CONARE, vinculado ao Ministério da Justiça, que comprove sua condição de refugiado será solicitado. Tanto o CONARE quanto o ACNUR poderão atestar a escolaridade do candidato na condição de refugiado, quando não for possível a apresentação de documentos comprobatórios.

Aos interessados em fazer as inscrições de forma eletrônica, é necessário enviar e-mail com todos os dados solicitados no edital para coord.vest@unisantos.br.

Para conferir os cursos oferecidos e todos os pre-requisitos para cadastro no processo seletivo, acesse o edital aqui.