Marca de cerveja aposta na quebra de padrão para mostrar que verão é para todos

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

São inúmeras as críticas quanto à objetificação da mulher nas propagandas, sobretudo nas de marcas de cerveja. E já tem algum tempo que algumas delas vem tentando se retratar e apostando em fórmulas em que a mulher passa a ter voz e já não é retratada apenas como alguém em que se valoriza os seios fartos ou os glúteos em uma mini-saia ou biquini.

A Skol, no entanto, voltou a acreditar no verão como atrativo para vender mais. No entanto, dessa vez, o convite é para que todos (magros, gordos, gordas, carecas, peludos, negras ou brancas) saiam de casa para aproveitar a estação.

Com o slogan “No verão Skol, redondo é sair do seu quadrado”, a marca estimula a quebra de padrões.

Mudar o modo como as propagandas são apresentadas ao público tem sido uma das prioridades da Ambev (detentora de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Budweiser).

É claro que em meio a essas mudanças houve falhas. Como no Carnaval de 2015, com a campanha “Esqueci o ‘não’ em casa”, que acabou gerando polêmica entre consumidores de cerveja e internautas por dar margem para o estímulo ao assédio. Mas houve também acertos, como a Skol se arriscou em prol do movimento LGBTI.

Apesar disso, é interessante observar que, aos poucos, o pensamento de que cerveja é coisa de homem vem aos poucos se desfazendo, ao mesmo tempo em que busca dar mais representatividade a outros grupos.