ONDDA Vozes da Marca

Diva no ônibus: confira essas 11 dicas para arrasar no transporte público

Crédito: Unsplash via Visualhunt

Não precisa ser rica para ser diva. Inclusive, uma diva não tem nada a ver com seu status social e tudo a ver com sua atitude. Então, sim, é possível ser uma diva no ônibus.

Na verdade, é bom que se comporte sempre como uma diva no transporte público. E não, isso não quer dizer que você deve agir como se tivesse “nojinho” de tocar nas barras do ônibus ou que tenha que limpar o assento antes de sentar. Isso não é atitude de diva, é atitude de gente esnobe e elitista.

Se comportar como uma diva no ônibus é bem simples: basta ser cortês e respeitar o próximo. O ONDDA listou 11 dicas de como você pode fazer isso e melhorar a sua atitude no “busão”:

  1. Não empurre para entrar no ônibus
    O ponto está lotado, você quer logo chegar no seu destino e parece que toda a cidade vai pegar a mesma condução que você? Essa situação é realmente frustrante e, nesse momento, todos viram gladiadores, tentando entrar logo no ônibus antes que lote e as portas se fechem. Não se acanhe, você tem tanto direito quanto os outros de entrar nesse ônibus, mas cuidado: na hora da confusão, não machuque o próximo – ele está na mesma situação do que você.
    Um jeito efetivo de não precisar empurrar os outros e entrar no ônibus sem conflitos é esperar no local onde ele costuma abrir as portas. Se isso não acontece, uma corridinha para ultrapassar os adversários sem precisar empurrá-los também é válida.
  2. Seja gentil com o motorista e com o cobrador
    Você só pega o ônibus durante um curto trajeto. O motorista e o cobrador viajam de ponta a ponta mais de uma vez por dia todos os dias. E eles são pessoas que estão lá apenas fazendo o trabalho deles. Não custa nada falar bom dia/boa tarde/boa noite.
  3. Peça licença
    Precisa passar por algumas pessoas para chegar até a porta ou sentar no banco perto da janela? O “com licença” é seu melhor amigo. Não importa se você precisa desviar de uma pessoa ou atravessar um mar de gente. Tente sempre ser educado. É sempre difícil dar lugar para os outros passarem dentro do busão, não piore as coisas sendo desagradável.
  4. Ceda seu lugar
    Você está sentada e o ônibus está lotado. De repente, uma pessoa de idade, uma grávida ou uma pessoa deficiente entra. Se você estiver no lugar reservado, levante-se prontamente e avise a pessoa que o lugar está vago. Se não estiver, mas ver que as pessoas ocupando aqueles lugares não se levantaram, não arrume uma confusão, ofereça o seu lugar. É um modo de mostrar às outras pessoas o que elas deveriam estar fazendo e também de fazer o bem ao próximo.
  5. Se ofereça para segurar sacolas e mochilas
    Se você está sentada e entra alguém segurando sacolas ou com uma mochila e essa pessoa não consegue se sentar, ofereça seu colo para apoiar os pertences dela. Você está sentada, não vai te pesar tanto quanto pesa para a pessoa em pé. É um ato de cidadania. E a diva no ônibus ou fora dele é sempre uma boa cidadã.
  6. Não fique parada na porta
    Ok, às vezes é inevitável e quando o ônibus está lotado você é empurrada para a porta e não tem muito o que fazer. Mas quando você pode evitar, não pare em frente à porta se você não for descer no próximo ponto. Bloquear a porta dificulta a saída dos outros passageiros e uma diva nunca dificulta a vida de ninguém.
  7. Use fones de ouvido
    Você gosta de ouvir música ou assistir a vídeos no seu celular para o tempo na condução passar mais rápido? O fone de ouvidos é seu melhor amigo. Além de ser proibido ouvir sons altos dentro de ônibus em algumas cidades como São Paulo e Sorocaba, é extremamente desconfortável para os outros passageiros que não querem saber o que você está ouvindo. A sua música é sua. Ninguém mais quer escutá-la. Use os fones.
  8. Dê lugar às pessoas
    Lembra da dica número 3? Pois é, do mesmo jeito que às vezes você precisa que as pessoas te deem lugar para passar, os outros também precisam. Não seja aquela pessoa desagradável que impede a passagem de quem quer chegar na porta. Você pode acabar prejudicando demais essa pessoa se ela perder seu ponto. Sempre que alguém solicitar passagem, faça o seu melhor para ajudar a pessoa.
  9. Não seja espaçosa quando se sentar
    Se tem algo ODIOSO é quando uma pessoa vê dois lugares vagos um ao lado do outro, se senta em um e coloca sua bolsa no outro. Ou se senta de um modo que ocupa os dois lugares. Uma diva no ônibus nunca faria isso. Use apenas um dos assentos. Outras pessoas também merecem sentar.
  10. Se você ver alguém precisando de ajuda, ajude
    Não é incomum ouvirmos sobre casos de mulheres sendo abusadas no transporte público ou de gente que sofreu discriminação. É claro que é muito difícil termos coragem para falarmos algo, ficamos com medo de também sofrer algo na mão do abusador. Mas, sempre que puder, tente amparar a vítima. Se ver uma menina sendo abordada por alguém, finja que a conhece e a tire de perto da pessoa. Se ver alguém sofrendo discriminação, denuncie. Se você puder amparar a pessoa, sentar ao lado dela, ouví-la ou se tiver coragem – e souber que não entrará em perigo -, enfrente o agressor. Impeça alguém de sofrer dentro de ônibus.
  11. Ajude quem estiver perdido
    Uma pessoa entrou no ônibus e está claramente perdida? Ela pediu direções e perguntou a você ou a outra pessoa em que ponto deve saltar ou onde é tal lugar? Se você souber ajudá-la, ajude-a. Se não souber, encaminhe-a ao cobrador ou ajude-a a achar um passageiro que saiba as informações que ela precisa. Ser uma pessoa solícita é um ponto importante para ser uma diva no ônibus.
Somos a Gold & Ko, uma marca de chocolates jovem e ousada. É só você ver olhar para a Diva, nosso chocolate cheio de atitude e crocância que chega causando onde quer que decida ir. Por isso, #LibereSuaDiva você também, e seja tudo o que puder ser, assim como nossas delícias, feitas com os melhores ingredientes.