ONDDA Vozes da Marca

Saiba como ser uma diva com aquele colega de trabalho hostil

Crédito: Unsplash via Visual Hunt
Crédito: Unsplash via Visual Hunt

Em qualquer lugar, mas principalmente no ambiente de trabalho, há sempre a chance das mulheres encontrarem um cara ridículo, que vai ser hostil simplesmente porque é homem e está interagindo com uma mulher. Ele vai fazer “piadinhas”, vai fazer cantadas, falar coisas inapropriadas e agir como se a mulher fosse inferior e menos inteligente. E as mulheres não sabem muito bem o que fazer para lidar com o colega hostil.

Por isso que o ONDDA está aqui com dicas para lidar com o colega hostil sem deixar de ser uma diva. Afinal, é sempre bom as mulheres mostrarem que não irão aceitar nenhum tipo de assédio ou desaforo, mas fica difícil quando a atitude pode causar consequências mais graves, como perder o emprego.

Primeiramente, é sempre bom lembrar que nenhuma mulher deixa de ser uma diva se ela se exalta com um homem hostil. É completamente compreensível um comportamento “explosivo” após ter que lidar com atitudes machistas. Porém esse comportamento pode ter consequências negativas para a mulher, por isso, é preferível manter um nível aceitável de compostura. Isso não quer dizer que tem que tratar o colega bem!

Uma diva que é uma diva não se deixa subordinar por colega de trabalho hostil no trabalho. É claro que é sempre difícil encontrar a sua voz e realmente enfrentar o cara, mas é um exercício diário recuperar cada vez mais a sua voz. Não se deixe ser tratada como menos ou como um mero objeto.

Se um colega de trabalho te tratar como a secretária…
Mostre que você não está lá para servir café ou organizar arquivos. Se ele te pedir para fazer o café ou imprimir coisas, diga que essa não é a sua função e ele mesmo pode fazê-la.

Se um colega de trabalho te interromper…
Continue falando! Diminua as suas pausas e mantenha seu ritmo. Não importa se ele começar a se exaltar, fazer sinal que também quer falar ou aumentar o tom de voz. Continue falando calmamente, como se você não estivesse o ouvindo. Um olhar fulminante para a direção dele que diz “FIQUE QUIETO, É MINHA VEZ DE FALAR” também é válido.

Se um colega de trabalho roubar suas ideias…
Não se acanhe de retomar para si o mérito da ideia. Para começar, quando for apresentá-la, fale de modo seguro e autoritário. Nada de “seria legal se fizéssemos isso”, troque por “sugiro que a gente faça isso”. Se, mesmo assim, o homem tomar a ideia para si, agradeça. “Obrigada por apoiar a minha ideia! É exatamente isso que eu estava falando. Agora vamos passar para o próximo passo”. E se mesmo assim ele não desistir de roubar a sua ideia, é sempre bom mostrar evidências de como ela é sua. Por exemplo, guarde um dossiê de e-mails e documentos que provam que era sua ideia e, logo após a reunião, encaminhe um deles para os seus superiores, resumindo a ideia e provando que era sua.

LEIA MAIS
LIVRO EXPLICA COMO LIDAR COM O SEXISMO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Se um colega de trabalho fizer uma “piadinha” inapropriada na frente de outras pessoas…
Diga, calmamente, como se estivesse ensinando uma criança, que aquela piada foi hiper sem graça e vocês não estão mais na sétima série. Também avise que esse tipo de coisa é bem interessante para o R.H. (e se a piada for mesmo horrível e você se sentir super ofendida, não hesite em contatar o R.H.)

Se um colega a assediar ou a tocar de maneira inapropriada…
Diga em alto e bom tom para ele parar com aquilo, pois a deixa desconfortável. Se tiver gente perto para ouvir, melhor, pois isso causa um certo grau de humilhação nele, por ser repreendido publicamente. E esse também é o tipo de comportamento que sempre deve ser reportado ao R.H. Não tenha medo. Não se silencie. E mais, se o caso for bem grave, não se contenha: faça um escândalo sim e, se necessário, o denuncie à polícia.

Somos a Gold & Ko, uma marca de chocolates jovem e ousada. É só você ver olhar para a Diva, nosso chocolate cheio de atitude e crocância que chega causando onde quer que decida ir. Por isso, #LibereSuaDiva você também, e seja tudo o que puder ser, assim como nossas delícias, feitas com os melhores ingredientes.