Taís Araújo defende a diversidade em vídeo contra a xenofobia

Crédito: Reprodução/ Youtube

Taís Araújo, mulher, negra, atriz e vítima recorrente de preconceito. Ela tem seu rosto em superclose numa campanha recente da emissora de televisão Rede Globo, fazendo um apelo à consciência da sociedade contra a xenofobia e a favor da diversidade. Tudo pelo respeito.

Aliás, a campanha tem este nome “Tudo Começa Pelo Respeito”. Lógico que a telinha percebeu que o discurso para a atualidade deveria mudar. Ter um posicionamento mais contundente. A Globo vem reservando um espaço na sua programação (apesar de muito curto) para tentar se encaixar no novo cenário de combate ao preconceito e à intolerância religiosa, defendendo um novo diálogo pela tolerância e contra a discriminação. É um universo novo que envolve o (também novo) mundo das mídias e redes sociais.

E, a partir daí, a campanha que teve início nas plataformas online em julho vem aproveitando discursos como o da paulista Mariana Sousa. Ela esteve no início deste mês (11) no programa Encontro com Fátima Bernardes e recitou sua poesia sobre respeito religioso que já ultrapassava mais de 1 milhão de visualizações na época (e foi integrada à campanha no mesmo dia). A gravação da jovem e que agora faz parte da “Tudo Começa Pelo Respeito” e pode ser vista aqui.

O filme é conciso, tem apenas 16 segundos, e nesse curto espaço de tempo Taís Araújo aparece e defende a diversidade. Mais vídeos estão foram produzidos e cada um deles defende uma causa de inclusão e respeito.

Os atores que participam da campanha são: Lázaro Ramos (racismo), Marco Nanini (homofobia), Stênio Garcia (respeito aos idosos), Cássia Kiss (respeito às mulheres) e Regina Casé (intolerância religiosa).

Confira o vídeo aqui: