ONDDA Vozes da Marca

Sem lactose, sem glúten. Quem realmente precisa dessas dietas?

Crédito: Pixabay

Praticamente banidos da alimentação de muita gente que busca um corpo perfeito, a lactose e o glúten se tornaram os vilões da vez e são apontados como os principais responsáveis por inchaços indesejados, principalmente na região abdominal, e gordurinhas extras. Mas será que todo mundo deve mesmo cortar alimentos que contenham esses dois itens?

Primeiros vamos identificar o que é ‘lactose’ e o que é ‘glúten’.

Lactose é o açúcar natural que faz parte da composição de derivados do leite. Ele está presente em alimentos como iogurte, queijo, manteiga, requeijão etc. A ingestão indevida para os pacientes intolerantes ao componente pode gerar a Doença inflamatória intestinal (DII). 

Em geral, pessoas que são carentes da enzima intestinal – lactase – que é a enzima essencial no processo digestivo da proteína do leite – é que apresentam o quadro de intolerância. Essa intolerância, no entanto, pode ser complete ou não. Isso quer dizer que nos casos em que o desconforto abdominal não for um grande incômodo para a pessoa, o alimento não deve ser completamente cortado, já que o leite é rico em cálcio, por exemplo, o que pode afetar o fortalecimento dos ossos e dentes.

Glúten é um elemento rico em proteína que tem influência sobre todo organismo. Trata-se de uma substância com alto grau de calorias, com isso, aumenta os níveis de gordura presente no corpo. Ele pode ser encontrado em alimentos como: trigo, massas, aveia e etc. Desta forma, pode provocar o crescimento da massa corporal gorda, motivando o sobrepeso e até a obesidade.

Geralmente, quem mais necessita de dietas que eliminam o glúten são pessoas diagnosticadas com doença celíaca. Essa doença é uma reação do sistema imunológico à ingestão de glúten. Ela atrapalha a absorção de nutrients. No momento ela não tem cura, mas existe tratamento. Ela pode durar alguns anos ou a vida inteira.

Além disso, pessoas que estão acima do peso, que têm alergias à alguma substância ou quem está seguindo uma dieta detox também adotam ao procedimento, evidentemente que com ajuda de um profissional para realizar todo os passos corretamente.

Neste link você encontra uma lista com alguns alimentos que contém e não contém glúten/lactose.

 

Fontes: Dieta Saúde e M de Mulher

Pic-Me é a marca da expressão, uma alegria na rotina que convida as pessoas a se expressarem. Queremos um diálogo direto e de igual para igual com todos, sem julgamentos ou estereótipos. Por isso endossamos e incentivamos o conteúdo criado coletivamente, de pessoas para pessoas. Aproveitem!