ONDDA Vozes da Marca

Qual a importância de incluir mais de uma porção de fruta na alimentação diária?

Crédito: Pixabay

Você já foi à feira esta semana? Aquele local cheio de barracas de verduras, legumes e frutas é um dos espaços mais incríveis que existem para quem busca se alimentar bem. Mas, não basta achar que comprar um cacho de bananas, duas ou três maçãs e um pé de alface são o suficiente para que você tenha refeições de qualidade todos os dias. Isso porque para ser mesmo saudável é preciso incluir várias porções desses alimentos na rotina.

No caso das frutas, por exemplo, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que o consumo diário de frutas fique em torno de duas a quatro porções diárias. A realidade brasileira, no entanto, mostra que estamos um pouco distantes disso, principalmente quando se trata dos adolescentes. Um estudo recente divulgado pelo Ministério da Saúde indica que as frutas aparecem na 20ª posição entre os alimentos mais consumidos por meninos com idade entre 12 e 13 anos; já entre os jovens com idades entre 14 e 17 anos, esse tipo de alimento fica completamente fora da dieta.

Entre os benefícios garantidos para quem ingere mais de quatro porções diárias de frutas estão a prevenção de diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. É essencial lembrar também que as frutas são uma excelente fonte de água; são ricas em fibras alimentares; são fonte de vitaminas e minerais; têm baixo valor calórico e não contém conservantes.

O ideal é que as escolhas sejam as mais diversas possíveis, com frutas de todas as cores. É isso que vai garantir uma diversidade de nutrientes mais ampla para o organismo. Se for possível consumir frutas orgânicas, ainda melhor. Vale lembrar que uma porção equivale a uma fruta comum (como a pera ou a maçã, por exemplo), uma fatia (como o melão ou melancia) ou suco de fruta.

Fontes: Vigitel 2015 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) e Ministério da Saúde

Pic-Me é a marca da expressão, uma alegria na rotina que convida as pessoas a se expressarem. Queremos um diálogo direto e de igual para igual com todos, sem julgamentos ou estereótipos. Por isso endossamos e incentivamos o conteúdo criado coletivamente, de pessoas para pessoas. Aproveitem!