ONDDA Vozes da Marca

Pedale por SP: saiba as regras de levar a bike no transporte público

Crédito:  A2img / José Luís da Conceição
Crédito: A2img / José Luís da Conceição

São Paulo está dando cada vez mais espaço para as bicicletas. Com 425,7 km de ciclovias e ciclofaixas. As pessoas começaram a usar mais a bike, mas ainda sim é difícil se locomover com esse meio de transporte para lugares muito longe.

Por conta disso, os transportes públicos de SP estão aceitando cada vez mais as bikes. Saiba aqui como e quando você pode entrar com sua bicicleta no ônibus, metrô ou CPTM:

Ônibus:
No dia 17 de junho, a SPTrans anunciou o primeiro ônibus com suporte para bicicletas. E afirmou também que, até o fim do ano, todos os 908 ônibus superarticulados serão equipados para o transporte da bike.
Cada um desses ônibus pode transportar 170 passageiros e uma bicicleta por vez. Mas elas só poderão ser levadas nos dias úteis das 10h01 às 15h50 e das 19h01 às 5h59. Aos finais de semana, a partir das 14h de sábado e até às 5h59 de segunda-feira. Aos feriados, a partir das 19h01 do dia anterior até às 5h59 do dia posterior.

LEIA MAIS
ÔNIBUS PAULISTANOS GANHARÃO SUPORTE PARA BICICLETA

Metrô e CPTM:
Os paulistanos também podem levar a sua bike para dentro das linhas de metrô e da CPTM da cidade. A CPTM liberou a entrada das bikes nos dias úteis em 19 de agosto do ano passado e, em um ano, registrou 4.832 embarques de bikes entre segundas e sextas (descontando feriados).
É permitido o transporte de quatro bicicletas por viagem. Tanto no metrô quanto na CPTM pode levar a bike nos dias úteis das 20h30 até às 24h. A partir das 14h do sábado até às 24h do domingo nos fins de semana e a qualquer hora em feriados.
As Bicicletas dobráveis, que não ultrapassam a medida de 1650x60x30cm, podem ser transportadas em qualquer horário. Mas elas devem estar embaladas em capa ou bolsa protetora.

LEIA MAIS
PAULISTANO ESTÁ APRENDENDO A INTEGRAR TRENS E BIKES

A CET fez um mapa que mostra a infraestrutura cicloviária permanente da cidade de São Paulo. Em vermelho, pode se ver as ciclovias e em azul, as ciclorrotas.

Pic-Me é a marca da expressão, uma alegria na rotina que convida as pessoas a se expressarem. Queremos um diálogo direto e de igual para igual com todos, sem julgamentos ou estereótipos. Por isso endossamos e incentivamos o conteúdo criado coletivamente, de pessoas para pessoas. Aproveitem!