ONDDA Vozes da Marca

Como se livrar do sedentarismo e criar novos hábitos?

Crédito: Pixabay
Crédito: Pixabay

Deixar o sedentarismo de lado e ter uma vida mais saudável não é fácil. Em um país em que 45,9% da população não pratica nenhuma atividade física, segundo pesquisa divulgada no último mês pelo Ministério do Esporte, incluir exercícios na rotina é uma necessidade para a maioria.

E, embora seja uma mudança radical para muitos, o segredo é encontrar motivação para fazer da prática de exercícios um hábito.

Para o educador físico e gerente técnico da rede Bodytech de academias, Sidinei Rodrigues, apegar-se à ideia de que iniciar uma caminhada diária é necessariamente a melhor saída para qualquer pessoa deixar o sedentarismo é um engano.

“É preciso ter em mente que essa atividade precisa estar totalmente associada ao prazer. Pode ser uma caminhada, uma dança, qualquer coisa. Mas o que deve vir primeiro é o prazer. Se a pessoa não gostar daquilo que faz, não vai conseguir seguir em frente”, afirma.

Outro mito é aquele de que para deixar de ser sedentário é preciso fazer determinada quantidade de exercício em um número X de dias da semana. Rodrigues explica que no início o fundamental é que a pessoa respeite o período de adequação e sinta que tem prazer naquela atividade. Passada essa fase, é possível ir aumentando tanto a quantidade de dias quanto a intensidade do exercício. Mas, no começo, mesmo as atividades de baixa intensidade conseguem promover benefícios para a saúde.

Para quem estava sem fazer nenhum exercício, conseguir ter uma prática prazerosa de duas a três vezes por semana por pelo menos 30 minutos já é um grande passo inicial. “Isso é o usual. Mas é possível ter benefício também em exercícios com menor duração e maior intensidade, o que precisa da orientação adequada de um profissional que irá avaliar cada caso”, diz Rodrigues.

Como é possível criar novos hábitos?

Para o especialista em comportamento James Clear, autor do livro Transform Your Habits (Transforme Seus Hábitos), são necessários apenas três passos para alcançar essa conquista:

– Criar um alerta
James Clear explica que isso pode ser feito se associamos o novo hábito a algo que já fazemos cotidianamente, como sair para caminhar logo depois de tomar o café e escovar os dentes, por exemplo.

– Incorporar a novidade à rotina
O segredo para não deixar o novo objetivo de lado e colocá-lo na rotina está em iniciar a tarefa com um passo. Para isso, é preciso escolher algo possível de ser feito. Ninguém conseguirá perder 20 kg se não perder 1 quilo primeiro. Objetivos iniciais muito complicados são mais difíceis de serem incorporados na rotina e geram frustração.

– Apreciar as conquistas
O cérebro precisa entender que cada passo rumo à conquista é importante. Sentir orgulho de si mesmo ao fazer uma refeição completamente saudável, terminar um treino na academia ou executar um passo novo de dança é essencial.

 

Pic-Me é a marca da expressão, uma alegria na rotina que convida as pessoas a se expressarem. Queremos um diálogo direto e de igual para igual com todos, sem julgamentos ou estereótipos. Por isso endossamos e incentivamos o conteúdo criado coletivamente, de pessoas para pessoas. Aproveitem!