ONDDA Vozes da Marca

7 motivos pelos quais seu treino de corrida não evolui

Crédito: Visualhunt

A corrida é uma das práticas esportivas consideradas entre as de menor custo e mais prazerosas por pessoas que buscam ter uma atividade que garanta a elas bem-estar.

No entanto, para muitas pessoas, passada a fase de adaptação, correr começa a se tornar algo um pouco mais complicado. Na verdade, não é incomum que corredores amadores relatem que não conseguem avançar na corrida. Se isso está acontecendo com você, saiba que os motivos podem ser variados e listamos aqui alguns deles.

– O treino é sempre o mesmo
Assim como nós, nosso corpo é preguiçoso. Por essa razão, quando os treinos não são criados com estímulos diferentes, dificilmente a pessoa verá avanços. Portanto, é importante buscar um treino adequado que contemple dias em que o foco está em distâncias curtas, outros em velocidade, outros em distâncias longas e assim por diante.

– Falta regularidade nos treinos
Claro que o dia a dia com rotinas cada vez mais exaustivas de trabalho e/ou estudo acaba atrapalhando a regularidade dos treinos de muita gente. Ainda assim, para ter resultados é preciso ter em mente que isso será alcançado de um jeito gradual e, para que aconteça, é necessário manter a intensidade e o volume dos treinos o mais adequados possível. Isso evita, inclusive, o aparecimento de lesões

– O cronograma de metas não existe
Muitas pessoas acabam se inspirando porque se inscrevem em provas de corrida. Com aquela data em mente elas traçam seus planejamentos de corrida, observando sempre quando é tempo de treinar mais intensamente e quando é tempo de apenas se manter em forma, para evitar desgastes.

– O treino é exagerado
Não há corpo que aguente exageros. Correr todos os dias, por exemplo, pode prejudicar o repouso necessário para que o organismo se recupere do esforço do treino anterior e isso não favorece os avanços.

– A alimentação e a hidratação vão mal
Comer bem e estar bem hidratado é essencial para que músculo tenha energia e mostre o rendimento esperado. O recomendado é sempre ter um acompanhamento nutricional, se o objetivo for melhores resultados.

– Falta sono de qualidade
Assim como nossas funções cerebrais que regulam nossas memórias e aprendizados diários, os músculos precisam de uma boa noite de sono para que se recuperem da exaustão do dia anterior.

– Falta fortalecimento muscular
O trabalho de manter o corpo fortalecido também é essencial para que o corredor tenha mais resistência e evolua nos treinos. É esse fortalecimento, inclusive, que evitará lesões. Não é incomum ver pessoas que começaram muito empolgadas com a corrida e depois tiveram que parar, buscar reabilitação e uma academia para, só então, retomar os treinos.

 

 

Pic-Me é a marca da expressão, uma alegria na rotina que convida as pessoas a se expressarem. Queremos um diálogo direto e de igual para igual com todos, sem julgamentos ou estereótipos. Por isso endossamos e incentivamos o conteúdo criado coletivamente, de pessoas para pessoas. Aproveitem!